quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Programa Iluminuras

Iluminuras traz obra que destaca as fundações no Brasil


Uma revista eletrônica voltada para a literatura jurídica. Assim é o Iluminurasque você assiste na TV Justiça. 

No programa desta semana você vai conhecer a obra rara "O Brasil e as Colônias Portuguesas", escrita pelo político e cientista social português, Joaquim Pedro de Oliveira Martins e publicada em 1880, em Lisboa. O livro trata fala do dia a dia nas colônias portuguesas na América e na África e sobre o trabalho de colonização dos portugueses. Esta raridade foi encontrada na Biblioteca do Supremo Tribunal Federal. 

O quadro Encontro com Autor apresenta uma conversa com o procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, José Eduardo Sabo Paes. Ele fala sobre a obra: "Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social". José Edurado explica como as fundações surgiram no Brasil: "Na verdade a manifestação é muito antiga, desde Grécia, desde Roma... Mas no Brasil foi curioso porque nos anos de 1738 havia no Rio de Janeiro um milionário, Cícero Romão Duarte, e esse milionário viu que a situação com relação a crianças abandonadas ou mães que não podiam cuidar das suas crianças era muito grave, e ali existe até hoje, a Santa Casa de Misericórdia. (...) Ele começou a dotar a Santa Casa de Misericórdia de recursos próprios e fez com que fosse criada anos depois, a Fundação Cícero Romão Duarte". 

Iluminuras mostra ainda uma seleção com alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias. São eles: "Cautelares em família e Sucessõoes", de Benedito Silvério Ribeiro, da Editora Saraiva, "Manual de Direito do Consumidor", de Antônio Herman V. Benjamin, Claudia Lima Marques e Leonardo Roscoe Bessa, da Editora Revista dos Tribunais e "Tutela Metaindividual Trabalhista", de José Roberto Freire Pimenta, Juliana Augusta Medeiros de Barros e Nadia Soraggi Fernandes, da Editora LTR. 

E no quadro Ex-Libris você vai conhecer os livros preferidos da promotora de Justiça do MPDFT, Márcia Pereira da Rocha. Ela ingressou no Ministério Público há dezesseis anos e há três está na Promotoria de Educação. Os livros ganharam espaço na vida de Márcia quando ela ainda era criança. A influência veio da mãe, que cedo lhe presenteou com a obra "Ilha do Tesouro".


Nenhum comentário:

Postagens populares