segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Programa Refrão

Refrão conversa com Dominguinhos

Há 60 anos ele carrega e embala o baião brasileiro com o som desafiador da sanfona. Estamos falando de Dominguinhos, o convidado do Refrão nesta semana. Foi seguindo os passos do padrinho e rei do baião - Luiz Gonzaga - que Dominguinhos se tornou um mestre da sanfona nacional. Nascido em Garanhuns, em Pernambuco, começou a tocar e compor aos 8 anos de idade. Recentemente lançou o DVD "Dominguinhos ao Vivo" para comemorar os 50 anos de carreira - trabalho que tem o sucesso "Pedras que Cantam"- uma canção que fala da desigualdade social no Brasil. Para ele, o brasileiro precisa lutar mais pelos seus direitos. "O povo brasileiro está muito inerte. As pessoas do velho mundo brigam, lutam pelo o que pretendem. E nós aqui não! Nós amamos muito a liberdade e vivemos numa paz muito grande", diz.

Durante o programa, ele conta que vem de origem humilde, e fala do papel da Defensoria Pública, já que, durante muitos anos, fez parte da massa de brasileiros que vivem de forma simples e sem dinheiro para pagar um advogado. "As pessoas que não têm dinheiro, não têm a quem recorrer, aí recorrem a um defensor público. Mas existe uma desconfiança das pessoas que são atendidas, elas não se sentem seguras, não confiam porque não estão pagando", afirma.

Segundo Dominguinhos, na letra da música "Pedras que Cantam", o verso "o tempo é quente e o dragão é voraz" faz referência às dificuldades do dia a dia. Mas ele admite que o brasileiro tem uma forma especial de lidar com os percalços da vida. "O brasileiro faz piada da própria desgraça, é o rei do jeitinho. E isso é o que ajuda a sobrepujar toda a luta", conta o músico.




Conheça a letra da música: 

Pedras que Cantam
Composição: Dominguinhos / Fausto Nilo

Quem é rico mora na praia
Mas quem trabalha nem tem onde morar
Quem não chora dorme com fome
Mas quem tem nome joga a prata no mar

O tempo duro no ambiente
O tempo escuro na memória
O tempo é quente e o dragão é voraz
Vamos embora de repente
Vamos embora sem demora
Vamos pra frente que pra trás não dá mais

Pra ser feliz num lugar
Pra sorrir e cantar
Tanta coisa a gente inventa
Mas no dia que a poesia se arrebenta
É que as pedras vão cantar

Nenhum comentário:

Postagens populares