domingo, 28 de fevereiro de 2010

Programa Academia

Academia destaca o parcelamento do pagamento atrasado de impostos

O programa Academia desta semana debate a dissertação de Cristina Zanello, mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL): "Parcelamentos de débitos tributários como um instrumento do Estado".

A mestre Cristina Zanello acredita que o sistema tributário brasileiro só visa a arrecadação. "Hoje, se dá parcelamento para um sonegador, mas não se dá para uma empresa viável. Existe a necessidade de uma legislação de parcelamento que não pense só em arrecadação, mas que observe a capacidade econômica e a culpabilidade (...)", explica.

Zanello afirma ainda que a carga tributária brasileira é confiscatória e prova, por meio do seu trabalho, que a diminuição da carga tributária não é sinônimo de queda de arrecadação. "Muito pelo contrário. Quando você reduz o valor do imposto pago, mais pessoas pagam, a sonegação diminui e a arrecadação aumenta", diz.

Para discutir o tema, o Academia recebe os professores Cléucio Santos Nunes e Paulo Roberto Paiva.

E também: a mestre Thalita Noraes Lima dá dicas pra quem quer fazer um mestrado. O programa traz ainda, dicas de cursos no exterior. No quadro Perfil, um pouco da história e da obra de Sílvio Venosa, juiz por 25 anos, professor universitário e autor de 25 livros.

Nenhum comentário:

Postagens populares