terça-feira, 2 de março de 2010

Programa Carreiras

Carreiras trata sobre o Direito Econômico

No Carreiras desta semana, a jornalista Noêmia Colonna conversa com o advogado Francisco Todorov, especialista em ações que tratam de assuntos econômicos. "O chamado Direito Econômico é uma conceituação de todos os ramos do Direito que têm uma influência significativa de princípios econômicos", explica. Ele é mestre em Direito pela University School of Law de Nova Iorque, nos Estados Unidos, é também professor voluntário da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, e atua ainda como advogado e consultor em Direito da Concorrência. Todorov tem um escritório grande com sede em Brasília. Lá ele conta com o apoio de vários profissionais, entre eles o sócio Túlio Coelho e a estagiária Lorena Nisiyama, que contam como é trabalhar em um escritório que trata de lides que envolvem assuntos econômicos. "Você tem que se esforçar para fazer um trabalho bem feito", conta Lorena.

Outro estudante de Direito, o Luiz Filipe Couto, também participa do Carreiras. Entre as várias dúvidas que ele tem sobre este ramo do Direito, ele pergunta ao advogado se o trabalho é mais contencioso ou consultivo. Todorov explica que a atuação acontece nos dois ramos. "A atuação é voltada principalmente a processos investigativos, que podem ou não ser contenciosos. Você tem casos de investigação de cartel, por exemplo, que são claramente contenciosos. Mas nós exercemos também um papel muito interessante que é quando uma empresa tem a preocupação de fazer um trabalho de auditoria interna pra verificar se ela está cumprindo a legislação como deveria. Isso acontece muito no ramo do Direito Econômico, e é um outro nicho", explica.

E para ficar afiado no tema, o advogado diz que é preciso ler muito. Ele diz que o profissional deve estudar bastante a Constituição Federal e algumas leis, como a Lei nº 8884, que trata da concorrência. Apesar de tanta dedicação, Todorov explica que nem só de trabalho vive um advogado. Nas horas vagas ele gosta de ler livros sobre a 2ª Guerra Mundial e sobre a Alemanha Nazista. "É um período que me fascina porque foi justamente a época que se definiu o século XX", afirma.

Nenhum comentário:

Postagens populares