sábado, 4 de setembro de 2010

Programa Carreiras

Carreiras dá dicas para concurso de analista processual do MPU

Pretendentes de todo o país se preparam para concorrer a 594 vagas aos cargos de analista processual e técnico, do Ministério Público da União. Pensando nessa turma, o Carreiras fez um programa especial dedicado ao tema. A entrevistada Ana Paula de Souza Félix que atua como analista processual do MPDFT - Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - desde 2008, conta detalhes da rotina de trabalho e dá excelentes dicas para quem quer entrar para a área.

O analista processual (AP) é o braço direito do promotor, procurador e tem importantes funções no dia-a-dia. "Um AP do MPU tem como papel desempenhar a assessoria dos membros do Ministério Público na confecção de peças processuais, na condução de procedimentos internos de investigação e, na medida do possível, a gente colabora para se chegar ao objetivo", explica Ana.

O estudante Weber Batista participou da gravação e teve perguntas respondidas pela analista. Descobriu aspectos positivos e negativos da profissão. Ao analista não cabe tomar decisões, antes ele "procura sempre se pronunciar de acordo com o entendimento do promotor", conta Ana Paula. Ela comenta no programa que esse aspecto é visto como ponto negativo por muitos analistas, assim como a impossibilidade de advogar, segundo a Lei 11.415/06. "Todos os analistas processuais que ingressaram não quadro do MPU após a publicação dessa Lei, não puderam mais exercer a advocacia. No momento da posse, ele tem que assinar uma declaração de que não mais exercerá aquelas atividades". Ana Paula revela ainda o que acontece com o registro profissional. "O que ocorre na prática é o cancelamento do registro, não é um caso de suspensão, não é uma questão temporária. Você continua sendo aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil, no caso a sua seccional, agora, a numeração da OAB você perde".

Mas existem aspectos positivos nesse cargo e nossa entrevistada destaca o salário e a possibilidade de reajuste por meio do projeto de lei 6697/09 em votação na Câmara.

O programa tem ainda a participação especial do professor de Direito Constitucional, Direito Administrativo, e Legislação do MPU, João Trindade. Ele dá três grandes dicas para quem quer passar no concurso e fazer parte do quadro do Ministério Público.

Neste Carreiras você terá dica não só de três, mas de nove obras que ajudarão nas provas marcadas para os dias 11 e 12 de setembro.


Livros Indicados:

DIREITO CONSTITUCIONAL DESCOMPLICADO
Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
Editora Método

DIREITO ADMINISTRATIVO DESCOMPLICADO
Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
Editora Método

PROCESSO CIVIL I
Editora Saraiva

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL COMENTADO
Nelson Nery Junior
Rosa Maria de Andrade Nery
Editora RT

CÓDIGO DE PROCESSO PENAL COMENTADO
Guilherme de Souza Nucci
Editora Revista dos Tribunais

CURSO DE DIREITO PENAL
Rogério Greco
Editora Impetus

DIREITO DAS COISAS (SINOPSES JURÍDICAS)
Carlos Roberto Gonçalves
Editora Saraiva

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL
Fábio Ramazzini Bechara
Editora Saraiva

DIREITO DO TRABALHO
Sérgio Pinto Martins
Editora Atlas


Nenhum comentário:

Postagens populares