domingo, 5 de setembro de 2010

Programa Refrão

Refrão fala de infância e adolescência na música de Luciana Oliveira

O Refrão desta semana tem a participação de Luciana Oliveira. Formada pela Universidade de Brasília, ela atua como cantora e atriz. Luciana tem um repertório bastante eclético, que vai do samba ao funk, passando pelas músicas de influências africanas. A cantora acaba de lançar o seu segundo CD, que leva o nome de "O Verde do Mar". Entre as faixas está a música "Dez para as Três", de Wilson Bebel - tema do Refrão desta semana. A canção fala da infância, da criança que começa a amadurecer.

Na entrevista, Luciana conversa com a jornalista Noemia Colonna sobre como as crianças de hoje estão mais maduras. "Outro dia eu fui ao salão e tinha uma menina de 9 anos fazendo a unha! Quer dizer, já com compromissos de mulher, usando bolsa e tudo. E eu acho que as crianças têm que aproveitar essa fase da infância, sendo crianças mesmo", afirma.

A cantora reflete ainda sobre os direitos das crianças e adolescentes. Atualmente existem cerca de 4,8 milhões de jovens, entre 5 e 17 anos, trabalhando no Brasil. Os que vivem em áreas rurais, principalmente, começam mais cedo e não recebem remuneração. "Se por um lado as crianças que vivem no campo ainda têm a chance de correr, ter espaço, pegar fruta no pé, por outro elas, muitas vezes, têm que caminhar duas horas para chegar até a escola e têm que ajudar o pai na lavoura. Isso faz com que a criança amadureça mais cedo", explica a cantora.


Confira a letra da canção:

Dez para as Três
Wilson Bebel

Tá querendo tá de vez
Tá querendo madurar
Tá que tá é bela vez
Saiu pra cantar Ijexá
Tá com olhar de dez pras três
Tá espiando vó Iaiá
Saiu cedinho foi pras ondas do mar
Levar flores pra Iemanjá

Levada menina que sai todo dia para tomar banho de mar
Com flor no cabelo remexe com jeito namora e só quer namorar

Saudade aperta no peito, quem tem amor longe e só quer ir buscar
Ela chega faceira querendo ficar mais um pouco na beira do mar

Nenhum comentário:

Postagens populares