segunda-feira, 25 de abril de 2011

Justiça em Foco

Justiça em Foco mostra o Tribunal de Justiça de São Paulo

O programa Justiça em Foco desta semana mostra o Tribunal de Justiça de São Paulo. Você vai ver um perfil do presidente da Corte, desembargador José Roberto Bedran. Natural de Taquaritinga, no interior de São Paulo, José Roberto Bedran formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, em 1967. Começou a carreira como juiz substituto em Barretos, foi juiz do 1º Tribunal de Alçada Cível e, em 1992, nomeado desembargador do Tribunal de Justiça pelo critério de merecimento. Assumiu a presidência do TJSP em março de 2011.

Em São Paulo, tudo é superlativo: 41 milhões de pessoas vivem no estado. Esse total equivale a 20% da população brasileira. São Paulo, a capital, é a sexta maior cidade do planeta e a quarta maior em aglomeração urbana do mundo. Dono do maior pólo industrial do Brasil, São Paulo é o estado mais desenvolvido do país, além de maior centro financeiro da América do Sul.

O atual Tribunal de Justiça de São Paulo existe desde 1920. Atualmente, 360 desembargadores julgam, em média, cinco milhões de processos por ano. O Tribunal de Justiça paulista acumula cerca de 18 milhões de processos que tramitam nas varas civis, criminais, infância e juventude e de execuções.

Entre os julgamentos marcantes da Justiça de São Paulo, um dos destaques é o de Suzane Von Richtofen e dos irmãos Cravinhos. O trio planejou e assassinou os pais de Suzane enquanto o casal dormia, em 2001. Outro caso marcante foi o de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, acusados de matar e jogar pela janela Isabela Nardoni, filha de Alexandre. O caso Eloá também teve repercussão nacional. Ela foi mantida refém por mais de cem horas pelo ex-namorado, Lindemberg Alves. Quando a polícia invadiu o local, ele matou Eloá com dois tiros, em frente às câmeras de TV. Também tramita no Tribunal o caso da advogada Mércia Nakashima. A suspeita é de que o próprio namorado, Misael Bispo de Souza, tenha assassinado Mércia.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares