quarta-feira, 18 de maio de 2011

Programa Iluminuras

Iluminuras entrevista autor sobre alienação parental

No Iluminuras desta semana você vai conhecer a obra rara "Poranduba Amazonense", uma seleção de contos e lendas que descrevem o folclore indígena e que escolhida pelo autor, João Barbosa Rodrigues. O livro, de 1961, foi publicado pela Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. O autor, Barbosa Rodrigues, era um botânico, nascido no Rio de Janeiro, em 1842. Ele teve grande importância na história do Jardim Botânico da cidade. Esteve na Amazônia em missão científica do governo imperial. Anos mais tarde organizou e dirigiu, em Manaus, o Museu Botânico, criado em 1883, patrocinado pela Princesa Isabel. O museu foi extinto depois da proclamação da república. Em 1890, assumiu a direção do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que dirigiu até sua morte, naquela cidade, em 1909.

No quadro Encontro com o Autor a jornalista, Carolina Sette, conversa com o advogado especializado em Direito de Família, presidente do IBDFAM e conselheiro da OAB Ceará, Marcos Duarte. Ele fala sobre seu livro: "Alienação Parental - Restituição Internacional de Crianças e Abuso do Direito de Guarda".

E no Ex-Libris, o passeio desta semana é pela biblioteca pessoal da escritora, historiadora e professora da Universidade de Brasília, Lucília de Almeida Neves Delgado. Como escritora, Lucília já publicou mais de 30 títulos de história e poesia. Atualmente, seus autores prediletos são os poetas Fernando Pessoa, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade. Ela também aprecia obras de História do Brasil e Teoria Política.

E o Iluminuras mostra ainda alguns dos principais livros jurídicos que acabaram de chegar às livrarias.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares