sábado, 14 de maio de 2011

Repórter Justiça

Repórter Justiça retrata o acesso ao crédito

Nesta semana o Repórter Justiça fala sobre as modalidades de empréstimos e algumas das consequências da falta de conhecimento sobre o funcionamento do sistema financeiro.

O desconhecimento dos mecanismos econômicos e de autoproteção fizeram com que cerca de 10 milhões de servidores públicos federais, estaduais e municipais chegassem na situação de super endividamento. Para exemplificar, só o crédito consignado cresceu 27,4% em 2010, representando 60% das operações de crédito ao cidadão.

Ainda está bem fácil conseguir crédito para empréstimos e financiamentos no mercado financeiro e segundo estimativas do Banco Central do Brasil, as perspectivas de aumento na oferta de empréstimos para o ano de 2011 estão acima da casa dos 10 %. No ano passado, somente no Distrito Federal, as cooperativas de crédito emprestaram quase um bilhão de reais.

Os juros baixos e a ausência de burocracia no ato de assinar o contrato, têm atraído cada vez mais pessoas interessadas neste tipo de negócio, chegando a envolver mais da metade dos associados de cooperativas que estão endividados por empréstimos. A facilidade na concessão de crédito levou muita gente a fazer uso do dinheiro para quitar dívidas e adquirir bens; mas tem consumidor desatento que não exige cópia do contrato assinado com o banco. Esse é um erro comum e grave.

Segundo Elder Araújo, do Conselho Regional de Economia do DF, "... o uso racional do crédito é muito bom tanto pra a pessoa, quanto para a economia como um todo. O que não pode é usar demais, de forma exagerada, prá não perder o controle, prá não comprometer a renda."

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares