sábado, 18 de junho de 2011

Repórter Justiça

Repórter Justiça: Justiça e Saúde

Nesta semana o Repórter Justiça fala sobre erros e direitos dos médicos e também sobre os benefícios assegurados aos portadores de doenças graves.

Pouca gente sabe, mas quem tem uma doença grave tem prioridade em andamentos de processos, no custeio de tratamentos médicos e pode usar o FGTS, para pagar as despesas do tratamento. Até maio deste ano 11.700 trabalhadores com câncer e outros 41.900 portadores de HIV sacaram o FGTS da conta vinculada.

Segundo José Maria Leão, superintendente nacional do FGTS, "neste momento o FGTS tem servido para melhorar a condição de saúde dessas pessoas que poderão contar com esses recursos na obtenção de um tratamento melhor". Ele explica quais são os procedimentos para que os portadores de doenças graves possam retirar o benefício.

E mais, o que é preciso para que as avançadas técnicas de cirurgias sejam bem sucedidas e quais os cuidados que médicos e pacientes devem ter para diminuir a possibilidade de erros.

A análise jurídica e o que define durante o julgamento se o erro foi negligência médica ou na verdade um resultado inesperado. O caso de Nádila Nogueira, a esteticista que ficou deformada ao fazer uma cirurgia plástica para retirar as estrias. Ela entrou na Justiça e recebeu uma indenização de 10 mil reais.

Relatos de possíveis erros médicos chegam com freqüência à Defensoria Pública do Distrito Federal. São pelo menos 20 por mês, mas nem toda denúncia termina na Justiça. Para André Moura, defensor público, "... existem casos em que é pura insatisfação da pessoa, o médico adotou o procedimento adequado, e a paciente não ficou satisfeita".

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares