domingo, 17 de julho de 2011

Espaço Memória

Espaço Memória conversa o poeta Paulo Bonfim

No espaço Memória dessa semana o jornalista Pedro Del Picchia conversa com o poeta paulistano Paulo Bonfim, que fala sobre sua trajetória e seu contato com nomes importantes da Semana de Arte Moderna. Paulo Bonfim conta sobre sua ligação com o judiciário paulista e sobre sua experiência como jornalista. O documentário faz um paralelo entre a história de São Paulo e a carreira de Bonfim, que foi reconhecido pela Universidade de São Paulo como "Príncipe dos Poetas Brasileiros". O título já foi concedido a outros nomes representativos da literatura brasileira, como Menoti Del Picchia, Olavo Bilac e Guilherme de Almeida.

Paulo Bonfim nasceu em São Paulo no dia 30 de setembro de 1926. Seu livro de estréia foi "Antônio Triste", publicado em 1947, com prefácio de Guilherme de Almeida e ilustrações de Tarsila do Amaral. "Antônio Triste" foi premiado em 1948 pela Academia Brasileira de Letras com o "Prêmio Olavo Bilac".

Jornalista profissional, iniciou suas atividades jornalísticas em 1945, no Correio Paulistano, indo a seguir para o Diário de São Paulo a convite de Assis Chateaubriand onde escreveu durante uma década "Luz e Sombra", redigindo também "Notas Paulistas" para o "Diário de Notícias" do Rio. Em 1963 entrou para a Academia Paulista de Letras.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares