domingo, 10 de julho de 2011

Programa Academia

Academia debate o direito anticorrupção no Brasil

”Direito anticorrupção no Brasil: internacionalização, política interna e novos paradigmas sancionatórios e institucionais”. Este é o tema da dissertação de Felipe Dantas de Araújo. O estudo foi apresentado ao programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), e é o destaque do programa Academia da TV Justiça nesta semana.

De acordo com o autor “a corrupção é agora vista como incompatível com a vida política das sociedades modernas, e não é mais tolerada. O direito vale-se da sua técnica mais tradicional, a ameaça de punição, dirigida contra aqueles que praticarem as condutas definidas como corrupção no âmbito do próprio direito. A sociedade de risco tem acarretado, no direito, a criação e expansão da categoria dos bens jurídicos supraindividuais, onde inserimos a tutela dos atos de corrupção”.

O assunto é debatido pelos convidados: André Luiz de Almeida Mendonça,/advogado da União e diretor do departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia Geral da União (AGU); e Luiz Augusto Fraga Navarro de Britto Filho - Secretário-Executivo da Controladoria-Geral da União (CGU). O jornalista Rimack Souto comanda o programa que também destaca: a Bibliografia utilizada no estudo e as publicações de Teses e Dissertações que estão chegando ao mercado editorial. O quadro Mestres e Doutores apresenta o professor e doutorando em Direito Alexandre Salim, que fala sobre sua experiência de estudante no exterior. No quadro Perfil, um pouco da trajetória jurídica do paraibano Luiz Rafael Mayer.

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares