sábado, 9 de julho de 2011

Repórter Justiça

Repórter Justiça: A realidade da mulher brasileira

O Repórter Justiça desta semana vai mostrar a relação entre as mulheres e o mercado de trabalho. Reconhecimento elas tem, mas com todos os movimentos de lutas pela igualdade de direitos, as mulheres continuam em desvantagem em relação aos homens. A segunda guerra mundial foi o marco para a entrada das mulheres no mercado de trabalho. Com a população masculina recrutada para os campos de batalha, a solução encontrada, para que a indústria bélica não sofresse com problemas de continuidade na produção de suprimentos, foi recorrer à mão de obra feminina para que fábricas de armas, munições, aviões e estaleiros não parassem.

Finda a guerra, as mulheres não eram mais as mesmas. Tinham sentido o sabor e o valor que o trabalho remunerado propicia e principalmente adquirido a consciência de que poderiam ir muito longe na conquista dos direitos individuais e coletivos.

Numa década que começa marcada pela posse da primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente da Republica, o papel das mulheres na sociedade contemporânea passa a ser visto pela ótica do desempenho e da capacidade de gestão profissional e da conciliação com a família e suas exigências.

Você conhecerá também a realidade do universo dos presídios femininos. Quem são, como vivem e porque lá estão cerca de 15% da população carcerária do país. Quais são os direitos e obrigações dessas mulheres que estão atrás das grades.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/
 

Nenhum comentário:

Postagens populares