quinta-feira, 28 de julho de 2011

Repórter Justiça

Repórter Justiça trata sobre obesidade: mal da sociedade moderna

O Repórter Justiça dessa semana mostra que a obesidade atinge cada vez mais brasileiros e que muitos estão recorrendo à cirurgia bariátrica para perder peso e recuperar a saúde.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o sobrepeso não discrimina sexo e nem idade. Entre crianças de 5 a 9 anos, o índice passa dos 30% e acima dos 20 anos o problema atinge 48% das mulheres e 50% dos homens.

O problema da obesidade ultrapassa a medida da estética. Os riscos para a saúde também pesam e aparecem aí as doenças relacionadas à gordura corporal, como por exemplo, aumento da pressão arterial, diabetes tipo 2 e apnéia do sono. O caminho mais curto para tentar solucionar o problema tem sido a cirurgia bariátrica. Desde 2003, quando foi criada uma política pública no país para portadores de obesidade, até 2010, o número de cirurgias cresceu 150%, segundo o IBGE.

Para equilibrar a balança, os especialistas recomendam aos pais que desde cedo, ensinem as crianças a comer direitinho e incentivem a prática de exercício físico. Uma lição que também se aprende na escola. A rede pública de ensino do Distrito Federal, por exemplo, mantêm nutricionistas nas unidades de ensino para planejar o cardápio. A iniciativa segue determinação da Lei Federal nº 11.947/2009. "...Se a gente conseguir melhorar a alimentação na infância, muito provavelmente essa criança vai levar a alimentação certa para os outros anos de vida" explica a nutricionista Silvana Reigota.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares