sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Grandes Julgamentos do STF

Grandes Julgamentos do STF: Marcha da Maconha

O reconhecimento da legalidade da marcha da maconha, evento que reúne manifestantes em defesa da descriminalização da droga no País. Esse é o tema do programa Grandes Julgamentos do STF dessa semana. A decisão da mais alta corte do judiciário brasileiro, que por unanimidade se manifestou favorável a realização dessas passeatas e outras manifestações populares nacionais. O plenário do Supremo Tribunal Federal entendeu que os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento, garantem a realização dessas marchas.

O programa mostra tudo o que aconteceu no plenário do Supremo no dia do julgamento, 15 de junho de 2011. A defesa da vice-procuradora Geral da República, Deborah Duprat, que ingressou com a ação no STF em 2009 pedindo a liberação das marchas pró-maconha. A sustentação oral dos advogados de duas entidades que também defenderam a realização desses eventos, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e a Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos.

Você acompanha ainda trechos do voto do relator do processo, ministro Celso de Mello, que em mais de duas horas, defendeu que as marchas são legais sob o ponto vista jurídica e não fazem apologia ao crime. Entenda porque ele foi seguido por todos os ministros da corte.

Uma entrevista com o organizador da marcha da maconha em Brasília, Jerônimo Calorio, que esclarece que a intenção do movimento não é fazer apologia ao uso da droga. "A macha é um movimento pela legalização não pelo uso. Não há um incentivo ao uso da droga é uma luta pela mudança na legislação. Tanto que tem pessoas que não fumam e vão para a marcha." defendeu o estudante de jornalismo.

O posicionamento de especialistas que atuam na educação e no combate as drogas. Veja o que a sociedade acha desses movimentos. A história das marchas da maconha no Brasil e no mundo. A celebração da decisão do Supremo com a realização da marcha nacional da liberdade, que reuniu milhares de pessoas num evento simultâneo que ocorreu em várias partes do País.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares