quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Programa Refrão

A mistura de gêneros musicais brasileiros em destaque no Refrão

A paixão pela música começa bem cedo na vida de muitos brasileiros. Geralmente dentro de casa, por influência dos pais, ou pelas ondas do rádio. O Refrão desta semana recebe um protagonista dessas histórias que acontecem de norte a sul do país: o compositor, violonista e cantor cearense, João Marinho. Ele interpreta quatro composições próprias: Cocos, pandeiros e ganzás, Brasileirinho, Serenata e Insanidade. Todas elas refletem bem a preferência de João por gêneros musicais brasileiros como baião, samba, coco, choro, bossa, valsa, toada e modinha.

João Marinho começou a estudar violão aos catorze anos de idade. Participou de festivais de música em Fortaleza e já tocou em casas noturnas da capital cearense. Depois de terminar a Faculdade de Música pela Universidade Estadual do Ceará, em 1994, veio para a capital do país, onde tornou-se professor de violão da Escola de Música de Brasília. Na capital também se apresentou em alguns festivais de música popular, dentre eles, o "Canta Cerrado" da Rede Globo, em 1996. Em 2001, foi premiado com o 1º lugar no festival do GDF (Governo do Distrito Federal) e em 2008, foi finalista do Premio Sesc Tom Jobim.

Depois do bate-papo com João Marinho, a jornalista Juliana Batista conversa com o produtor cultural Aluízio Falcão. Desta vez, o tema do quadro Pauta Musical é a música instrumental brasileira. Composta por nomes ilustres como Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Hermeto Pascoal, segundo Aluízio, o gênero é uma "preciosidade, um tesouro da música brasileira que não recebe o valor devido".

Refrão, um jeito diferente de ouvir música!

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares