sábado, 27 de agosto de 2011

Repórter Justiça

Violência verbal e física em pauta, no Repórter Justiça

Esta semana o Repórter Justiça vai falar de opressão social. Duas das maiores formas de opressão exercidas e sofridas por pessoas contra pessoas são: o assédio moral e o bulliyng.

O assédio moral é definido como uma conduta abusiva de natureza psicológica que atenta contra a dignidade psíquica do indivíduo de forma repetitiva e prolongada. Geralmente é praticado no ambiente de trabalho e expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, em alguns casos, levando a vítima a uma total insegurança emocional fazendo com que ela cometa erros e perca a auto-estima e a confiança em sua própria competência. As vítimas desse procedimento desumano podem vir a sofrer de depressão e a criarem idéias de autodestruição como o suicídio.

Já o bulliyng é um termo da língua inglesa utilizado para descrever atos de violência física, principalmente, acompanhados violência psicológica tais como apelidos e intimidações, sempre de maneira repetitiva e intencional com o objetivo de agredir e / ou agredir e intimidar outra pessoa ou pessoas incapazes de se defender. O ambiente onde essa prática mais se difundiu são as escolas, porém com o advento da internet e das redes sociais aumentou consideravelmente o campo de ação dos praticantes.

A luta contra esses males da natureza humana passa pelo melhor entendimento e enfrentamento dos efeitos que eles produzem a partir da conscientização da sociedade que ainda trata do assunto de maneira banal e de forma pouco engajada.

De acordo com a psicóloga Carmen Cavalcanti, "... a pessoa vai se sentindo desvalorizada, desmotivada e vai somatizando. Aí então aparece uma úlcera em uns, em outros é o estresse ...", afirma.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares