sábado, 22 de outubro de 2011

Programa Fórum

Fórum discute a importância e os desafios do estágio

O estágio profissional é considerado por vários especialistas como a principal porta de inserção do jovem no mercado de trabalho. É uma chance que muitos estudantes encontram para iniciar a uma carreira profissional. Porém conseguir estagiar ainda representa um enorme desafio para milhões de estudantes brasileiros. Dados obtidos pelo censo realizado pelo Ministério da Educação no ano de 2008 apontam que existiam cerca de 13 milhões de alunos matriculados nos níveis de ensino médio e superior. Desse total, apenas 7%, ou seja, menos de um milhão, conseguiu se encaixar numa colocação de estágio.

Segundo a Associação Brasileira de Estágios - ABE, atualmente existem cinco milhões de estudantes no ensino superior, contudo apenas 14% ou por volta de 740 mil estudantes conseguem estagiar. Já no ensino médio, a situação é mais grave porque dos oito milhões de estudantes apenas o equivalente a 3%, ou 260 mil alunos, estão cumprindo estágio remunerado.

O programa FORUM de hoje quer saber quais as razões que justificam esse número reduzido de vagas de estágio ocupadas. Vamos mostrar que a Lei do Estágio, que veio para regularizar e dar direitos aos estudantes de todo o país, também está causando alguns problemas e gerando respostas negativas. Os estagiários têm direitos semelhantes aos dos empregados formais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, o que tem feito com que muitos empresários fechem vagas de aprendizado. Para falar sobre o assunto, nós convidamos o Superintendente do Núcleo Brasileiro de Estágios - NUBE, Alberto Cavalheiro e o Advogado especialista em Direito do Trabalho, Paulo Fernando Melo.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares