sábado, 15 de outubro de 2011

Programa Fórum

Os deficientes e os desafios sociais no Fórum

O simples acesso à urna de votação nas eleições é um grande desafio, por exemplo, para portadores de certas deficiências. Uma pesquisa realizada por uma ONG da cidade de São Paulo apontou a impossibilidade de muitas pessoas com deficiência votarem por conta da falta de acessibilidade aos locais de votação, mesmo com as orientações de atendimento especial. Quando isso acontece, o que fazer?

O acesso a direitos básicos como educação, saúde, habitação, transporte, trabalho e lazer, garantidos pela constituição de 1988, representa ainda uma batalha complexa e laboriosa para muitos brasileiros. Especificamente, para quase 25 milhões de brasileiros essa conquista esbarra em muitos desafios. Estamos falando das pessoas com deficiência, que diariamente enfrentam as inúmeras limitações, especialmente quando se trata de acessibilidade.

Apesar do avanço do Brasil no que diz respeito a questão da acessibilidade, ainda falta muita coisa quando se fala em planejamento urbano, transporte público, espaços públicos e edificações em geral. Se tais medidas fossem postas em prática, poderiam garantir à população portadora de deficiências físicas, mobilidade segura e efetiva participação na vida em comunidade.

Para debater estas questões, o programa FÓRUM recebeu a Diretora de Políticas Temáticas da Secretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Crosara , a Secretária Executiva da Federação Nacional das APAES, Sandra Marinho Costa e o Advogado especialista em direito do Trabalho, Dino Andrade.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares