sábado, 8 de outubro de 2011

Repórter Justiça

A vida sobre duas rodas é destaque no Repórter Justiça

O Repórter Justiça desta semana mostra quem são as pessoas que optaram pelas duas rodas para chegar mais rápido ao trabalho e voltar mais cedo para casa, livrando-se dos monumentais engarrafamentos na hora do "rush" do trânsito, além das que utilizam o veículo como instrumento de trabalho e de lazer.

Ao lado da sensação de liberdade, está o risco. Quem circula sobre duas rodas está muito mais suscetível a sofrer um acidente; basta uma encostadinha de outro veículo para o motociclista cair e se machucar. E a principal causa de acidentes é a falta de educação no trânsito. Você sabe quantas motocicletas circulam no Brasil atualmente? De acordo com dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, são cerca de 16 milhões de veículos automotores de duas rodas em circulação, representando perto de 21% da frota nacional de veículos. Ainda segundo o Denatran, as motos representam a maioria da frota circulante em 46% dos municípios brasileiros.

As vantagens da motocicleta são muitas: praticidade, economia, manutenção, versatilidade e agilidade, por exemplo. Mas, ao lado do aumento da frota, está o crescimento do número de acidentes envolvendo motociclistas. São milhares de feridos e de casos fatais todos os anos. Para o Doutor em segurança de trânsito, David Duarte, "... a Ásia tem muita motocicleta. Lá eles utilizam a moto como meio de transporte, meio de trabalho. O Brasil está copiando mais ou menos, se a gente pode dizer, a Ásia, o modelo asiático.".

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares