sábado, 12 de novembro de 2011

Programa Fórum

Fórum discute o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é considerado um desafio para quem se forma em Direito e quer exercer a profissão. As polêmicas que a prova suscita são o tema do programa Fórum desta semana, que recebe a vice-presidente do Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito, Tâmara Albuquerque, contrária à aplicação da prova; e o responsável pela Comissão do ensino Jurídico da OAB/DF,  Paulo Maurício, que defende o exame.

Segundo Paulo Maurício, a prova da Ordem é essencial para que apenas os bons profissionais entrem no mercado: "a experiência que o exame de ordem traz é que se apresenta como uma forma de controlar a qualidade dos serviços que serão prestados aos cidadãos. A preocupação da Ordem é na verdade, ter uma segurança de que quando o cidadão for usar o serviço de um advogado, ele será atendido por alguém habilitado. O exame de Ordem conta respaldo na Constituição Federal".

Já para convidada Tâmara Albuquerque, o exame da OAB não é o meio mais eficaz para que os bons profissionais possam advogar, "desvirtuou completamente o sentido, em vez da faculdade se preparar, focar para o aluno se tornar um profissional, a faculdade foca o ensino para passar no exame da OAB. Está tendo a mesma desvirtuação que teve o 2º grau, que deixou de ser um ministrador de conhecimento e se tornou um cursinho para vestibular. A faculdade está se tornando um cursinho para o exame da Ordem".

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares