quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Programa Refrão

A viola de Roberto Corrêa em destaque no Refrão

O Refrão desta semana recebe o violeiro Roberto Corrêa. Em dezoito anos de carreira, o músico lançou 18 discos. Apresentou a viola caipira e a viola de cocho em diversas regiões brasileiras e em 29 países. Músico, pesquisador e compositor, Roberto explica a importância desse instrumento à TV Justiça: "a viola chegou aqui na época da colonização, trazida pelos portugueses. O violão só chegou em Portugal e no Brasil no começo do século XIX. Antes, tudo era feito com viola, todos os acompanhamentos. Ela foi um instrumento quase que exclusivo em praticamente 300 anos de história do Brasil".

Roberto Corrêa fala ainda sobre a viola de coxo: "é um instrumento muito inusitado e só é encontrado no estado de Mato Grosso e em dois municípios do Mato Grosso do Sul. Parece um alaúde mediavel, com 5 ordens de cordas simples". Além de pesquisas e curiosidades sobre a viola, o compositor mineiro também apresenta seu repertório. No Refrão, ele toca Mazurca do viajor e Peleja de siriema com cobra.

Já no quadro Pauta Musical, o músico Marcelo Moura interpreta Chovendo na Roseira, de Tom Jobim. E o produtor cultural Aluísio Falcão fala sobre a vida e obra do maestro soberano: "Ele merece todos os títulos e deve ser tratado sempre como sua majestade Tom Jobim. Ele não é apenas um grande músico, mas também um belo letrista. Essa música, Chovendo na Roseira, por exemplo, ele fez sozinho, sem parceria, como fez sozinho também Águas de março."

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares