segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Justiça em Foco

Justiça em Foco mostra Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o tema do Justiça em Foco desta semana. O presidente do TSE, ministro Enrique Ricardo Lewandowski, é o entrevistado do programa. Você vai conhecer a trajetória profissional do ministro, que nasceu no Rio de Janeiro e fez dois cursos de graduação. É mestre, doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e master of arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufs University, administrada em cooperação com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O Brasil tem cerca de 136 milhões de eleitores aptos a votar. Você vai saber qual é a composição do eleitorado brasileiro por sexo e faixa etária. E ainda, o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre o ânimo do eleitor em relação à política e à compreensão sobre as eleições de 2010. As eleições gerais de 2010 foram presididas pelo ministro Ricardo Lewandowski.

A história da Justiça Eleitoral e do Tribunal Superior Eleitoral também está no programa Justiça em Foco desta semana. A Justiça Eleitoral, criada em 1932, é responsável por todos os trabalhos relativos à eleição - do cadastramento de eleitores até a diplomação dos candidatos eleitos. O TSE, criado no mesmo ano, tem a missão de garantir à sociedade a plena manifestação de sua vontade, pelo exercício do direito de votar e ser votado.

Você vai conhecer a urna eletrônica, saber mais sobre a Lei da Ficha Limpa e a identificação biométrica, que elimina a possibilidade de fraude do processo de votação.

O Justiça em Foco vai ao ar na segunda-feira, às 20 horas. As reapresentações: quinta-feira, às 9h30; sexta-feira, às 19h, sábado, às 11h30 e domingo, às 23h30.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares