sábado, 17 de dezembro de 2011

Meio Ambiente Por Inteiro

Meio Ambiente Por Inteiro discute as enchentes em áreas urbanas

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana fala sobre as inundações nas áreas urbanas brasileiras. Além das fortes chuvas de verão, quais as causas das enchentes? Como estão as nossas cidades com relação aos planos de drenagem? Para responder a essas e outras questões sobre o assunto, a jornalista Fernanda Abras recebe o professor da faculdade de arquitetura e urbanismo da UnB, Frederico Flósculo, e a geógrafa e ambientalista Mara Moscoso.

Os dois especialistas fazem uma alerta sobre a forma que as nossas áreas urbanas crescem e se desenvolvem. "A gente tem visto no noticiário todos os anos aquelas enxurradas enormes. Isso ocorre porque não tem árvore, não tem vegetação nas cidades. Quando a chuva chega, a água desce com tanta velocidade que acaba até matando as pessoas", destaca Mara Moscoso. O professor Frederico Flósculo concorda e acrescenta que ainda há muito a evoluir. "Nossas cidades ainda não chegaram ao século XXI. A raiz de todos os desastres é essa matriz improvisadora, não profissional e não científica do administrador público brasileiro", informa o arquiteto e urbanista.

O programa trata ainda das tragédias recentes de deslizamentos de terra e mostra algumas mudanças estruturais simples que podem ajudar as cidades a se livrarem das enchentes. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares