domingo, 4 de dezembro de 2011

Programa Academia

Academia debate direitos fundamentais e infanticídio indígena

Nesta semana, o programa Academia apresenta a tese de doutorado "Direitos fundamentais, eticidade reflexiva e multiculturalismo - uma contribuição para o debate sobre o infanticídio indígena no Brasil". O estudo de Guilherme Scotti Rodrigues foi o requisito parcial necessário para obtenção do grau de doutor no Programa de Pos-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), tendo como área de concentração o Direito, Estado e Constituição.

A tese discorre sobre o papel do constitucionalismo na conciliação entre a pluralidade de formas de vida culturais e o respeito pelos direitos fundamentais. "A partir dos debates sobre o chamado infanticídio indígena no Brasil, buscamos demonstrar os problemas e os potenciais inclusivos, presentes nos discursos correntes na esfera pública, em especial, em torno das propostas legislativas que buscam enfrentar a questão", explica Rodrigues.

Para debater o estudo, o jornalista e apresentador do programa, Rimack Souto, recebe Janaína Penalva, mestre e doutora em Direito pela Universidade de Brasília, e Marcus Firmino Santiago, doutor em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito.

Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares