domingo, 17 de julho de 2011

Programa Apostila

Apostila fala sobre a condição jurídica do estrangeiro no Brasil

No Apostila dessa semana o professor Valério Mazzuolli aborda o assunto, "Condição jurídica do estrangeiro no Brasil". O programa também conta com os alunos da Faculdade de São Bernardo do Campo - pela internet - e dos alunos do Uniceub - no estúdio.

De acordo com o professor, "A extradição de brasileiro naturalizado é possível, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização".

No Apostila você também testa os seus conhecimentos. O programa funciona assim: no primeiro bloco, uma aula sobre um tema específico do Direito. Em seguida, os alunos podem fazer perguntas para o professor. Participa quem está no estúdio, perto do professor, e também os alunos que acompanham a troca de informações pela web. Por fim, os convidados são desafiados em um quiz, um jogo de perguntas e respostas. Em pauta, sempre um conceito jurídico utilizado pelos operadores de Direito e pelos cidadãos.

Encaminhe suas dúvidas e sugestões para o e-mail apostila@stf.jus.br

Apostila não pode faltar nos seus estudos!

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Programa Academia

Academia debate Segurança Jurídica e Justiça

Nesta semana, o programa Academia da TV Justiça debate um estudo que trata de como as decisões judiciais em matéria constitucional podem satisfazer simultaneamente a segurança jurídica e a pretensão de Justiça ínsitas ao Direito. Trata-se da dissertação de mestrado "Segurança jurídica e justiça das decisões judiciais em matéria Constitucional". Um estudo de Clarissa Braga Mendes apresentado ao Programa de Mestrado do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Direito Constitucional.

"A previsibilidade das decisões judiciais é uma das dimensões da segurança jurídica. Para que o Direito seja eficiente, como sistema organizador e estabilizador de expectativas normativas, é necessário garantir-se que a ação orientada conforme o razoavelmente expectável pelo ordenamento jurídico venha a ser considerada lícita", explicou a Mestre.

O programa é comandado pelo jornalista Rimack Souto que recebe: Alexandre Veronese - professor e doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Enzo Bello - professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e doutorando em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para debaterem o tema. O Academia também destaca: a Bibliografia utilizada no estudo, as publicações de Teses e Dissertações que estão chegando ao mercado editorial, e no quadro Mestres e Doutores, a conversa é com Luciana Gualda e Oliveira - Mestre em Direito. No Perfil um pouco da trajetória jurídica do mineiro de Barbacena, Sobral Pinto.

O programa Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br, a produção entrará em contato.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Espaço Memória

Espaço Memória conversa o poeta Paulo Bonfim

No espaço Memória dessa semana o jornalista Pedro Del Picchia conversa com o poeta paulistano Paulo Bonfim, que fala sobre sua trajetória e seu contato com nomes importantes da Semana de Arte Moderna. Paulo Bonfim conta sobre sua ligação com o judiciário paulista e sobre sua experiência como jornalista. O documentário faz um paralelo entre a história de São Paulo e a carreira de Bonfim, que foi reconhecido pela Universidade de São Paulo como "Príncipe dos Poetas Brasileiros". O título já foi concedido a outros nomes representativos da literatura brasileira, como Menoti Del Picchia, Olavo Bilac e Guilherme de Almeida.

Paulo Bonfim nasceu em São Paulo no dia 30 de setembro de 1926. Seu livro de estréia foi "Antônio Triste", publicado em 1947, com prefácio de Guilherme de Almeida e ilustrações de Tarsila do Amaral. "Antônio Triste" foi premiado em 1948 pela Academia Brasileira de Letras com o "Prêmio Olavo Bilac".

Jornalista profissional, iniciou suas atividades jornalísticas em 1945, no Correio Paulistano, indo a seguir para o Diário de São Paulo a convite de Assis Chateaubriand onde escreveu durante uma década "Luz e Sombra", redigindo também "Notas Paulistas" para o "Diário de Notícias" do Rio. Em 1963 entrou para a Academia Paulista de Letras.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Postagens populares