sábado, 30 de julho de 2011

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro RIO +20, o que esperar?

Vinte anos se passaram desde a realização da Rio 92, considerada a mais importante conferência ambiental realizada até hoje. Em 2012 o Rio de Janeiro vai ser sede de um novo encontro organizado pela ONU, o Rio + 20.

Depois de vinte anos espera-se que as decisões tomadas por lá sejam mais que um balanço da última edição do evento que foi um marco na história socioambiental.

Esperar grandes resoluções da conferência ainda é prematuro, segundo especialistas. Por outro lado, não são descartados acordos políticos, que possam readequar os rumos das ações atreladas aos principais documentos originados à época, como a Agenda 21 e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe Eduardo Viola, professor titula de Relações internacionais da UNB e Fernando Lyrio, chefe da assessoria de assuntos internacionais do Ministério do Meio Ambiente.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Repórter Justiça

Repórter Justiça trata sobre obesidade: mal da sociedade moderna

O Repórter Justiça dessa semana mostra que a obesidade atinge cada vez mais brasileiros e que muitos estão recorrendo à cirurgia bariátrica para perder peso e recuperar a saúde.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o sobrepeso não discrimina sexo e nem idade. Entre crianças de 5 a 9 anos, o índice passa dos 30% e acima dos 20 anos o problema atinge 48% das mulheres e 50% dos homens.

O problema da obesidade ultrapassa a medida da estética. Os riscos para a saúde também pesam e aparecem aí as doenças relacionadas à gordura corporal, como por exemplo, aumento da pressão arterial, diabetes tipo 2 e apnéia do sono. O caminho mais curto para tentar solucionar o problema tem sido a cirurgia bariátrica. Desde 2003, quando foi criada uma política pública no país para portadores de obesidade, até 2010, o número de cirurgias cresceu 150%, segundo o IBGE.

Para equilibrar a balança, os especialistas recomendam aos pais que desde cedo, ensinem as crianças a comer direitinho e incentivem a prática de exercício físico. Uma lição que também se aprende na escola. A rede pública de ensino do Distrito Federal, por exemplo, mantêm nutricionistas nas unidades de ensino para planejar o cardápio. A iniciativa segue determinação da Lei Federal nº 11.947/2009. "...Se a gente conseguir melhorar a alimentação na infância, muito provavelmente essa criança vai levar a alimentação certa para os outros anos de vida" explica a nutricionista Silvana Reigota.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Grandes Julgamentos do STF

Grandes Julgamentos do STF: Células-Tronco

O programa Grandes Julgamentos do STF mostra essa semana todos os detalhes do processo que declarou a constitucionalidade da lei de Biossegurança. Aprovada em 2005 pelo Congresso Nacional, a lei permitiu a utilização das células tronco embrionárias em pesquisas. O julgamento que atraiu a atenção de toda a comunidade jurídica e cientifica, dividiu até os pesquisadores e mobilizou a opinião pública. Todos os olhos estavam voltados para a decisão do Supremo.

O programa traz cenas emocionantes. Mostra a ansiedade daqueles que dependiam de uma decisão favorável para terem esperança na melhoria da qualidade de vida. Imagens exclusivas do esforço de pessoas paraplégicas, tetraplégicas, com doenças degenerativas, gente que veio de longe para acompanhar a sessão em Brasília. As manifestações dentro e fora do plenário, dos grupos contra e a favor aos estudos. Uma oportunidade para rever parte dos votos dos 11 ministros do STF que participaram da sessão que entrou para a história do tribunal.

A jornalista Rafaela Vivas conversou com a deputada federal Mara Gabrilli, do PSDB de São Paulo, que ficou tetraplégica depois de sofrer uma lesão permanente medular num acidente de carro, em 1994. Mara acompanhou todas as etapas do julgamento no Supremo e explica porque pessoas como ela podem voltar a sonhar com um futuro melhor.

A equipe ouviu também uma das maiores geneticistas do País, a coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo, Mayana Zatz. A pesquisadora esclarece o porque a utilização das células embrionárias são tão promissoras. O que mudou na área cientifica depois da decisão do STF.

A responsável pela Comissão de Bioética da CNBB, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Lenise Garcia, contrária a realização dos estudos, defende no programa que as pesquisas não trazem certeza de cura. Pesquisadora do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília, ela fala sobre os aspectos éticos, do direito a vida, que segundo a CNBB, não teriam sido levados em conta pela decisão do Supremo.

A opinião de todos os envolvidos no processo. A repercussão da sentença. Detalhes que você só acompanha no programa Grandes Julgamentos do STF, nessa sexta-feira, dia 6 de maio, às 8 da noite.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

domingo, 24 de julho de 2011

Espaço Memória

Espaço Memória: a história da Cinemateca Brasileira

O Espaço Documentário dessa semana conta a história da Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação da produção audiovisual do país. Cerca de 250 mil rolos de filmes, entre longas, curtas, cinejornais e registros familiares e institucionais estão guardados no local. São mais de 35 mil títulos que contam a história do cinema brasileiro. A Cinemateca Brasileira tem, ainda, um acervo de livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes. O Laboratório de Imagem e Som trabalha na recuperação de filmes deteriorados.

A Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940, por estudantes do curso de filosofia da USP. O Clube foi fechado pela polícia no Estado Novo. Em 1946, foi inaugurado o segundo Clube de Cinema de São Paulo cujo o acervo de filmes constituiu a a Filmoteca do Museu de Arte Modrena. Em 1984, a Cinemateca foi incorporada ao governo federal.

Publicação da TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Postagens populares