sábado, 4 de fevereiro de 2012

Meio Ambiente Por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro discute a biodiversidade do cerrado

O cerrado brasileiro é a savana mais rica do mundo em biodiversidade: cerca de 10 mil espécies de plantas e mais de mil e quinhentos animais. Mas, este bioma tão importante está ameaçado pelo desmatamento e pela expansão urbana.

Para discutir o assunto, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o advogado e mestre em política e gestão ambiental, André Lima, e a ecóloga e assessora técnica do Instituto Sociedade, População e Natureza, Isabel Figueiredo.

Segundo os especialistas, a riqueza de fauna e flora no cerrado se dá por conta da localização. "Por estar bem no centro do Brasil, o cerrado tem uma variação muito grande de topografia e tipos de solo, e também mantém contato com outros biomas, como o amazônico, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Pantanal", explica a ecóloga.

O problema é que hoje restam cerca de 20% de cerrado em estado preservado. "O desmatamento no cerrado hoje é duas vezes maior que o da Amazônia, e alcança um patamar de 10 a 15 mil quilômetros quadrados por ano", alerta o advogado André Lima, que destaca a importância da criação uma lei federal específica para proteger o cerrado.

O programa também aborda a questão dos povos tradicionais e das iniciativas para estimular as comunidades locais no extrativismo e no uso sustentável do bioma.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares