sábado, 4 de fevereiro de 2012

Repórter Justiça

Acesso à informação é tema do Repórter Justiça

O artigo 5º da Constituição Federal garante a todos os brasileiros o direito à informação. Mas como assegurar esse acesso àqueles que possuem deficiências como a cegueira e a surdez?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - em 2010 mais de 500 mil pessoas eram completamente cegas e outras 350 mil, completamente surdas. Para atender essa parcela da população, emissoras de televisão colocam em prática leis que exigem disponibilização de recursos como o Closed Caption e a Audiodescrição.

Nossa equipe mostra o passo a passo da produção de tais opções de acesso ao conteúdo televisivo. Você vai ver também como eles são disponibilizados na programação da TV Justiça. Serão em média quatro horas de audiodescrição. Um número acima do exigido pela lei.

Para a diretora de políticas temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Crosara, a áudio descrição permite incluir aqueles que antes se restringiam apenas a escutar e imaginar o que passa na tela da TV. "Esse recurso é sim, um recurso de equiparação de oportunidades para todas as pessoas com deficiência visual. (...) todas as pessoas com deficiência visual que já experimentaram tem se manifestado com muito entusiasmo de que pretendem, precisam e querem a audiodescrição em todas as atividades", declarou a direitora.

O programa Repórter Justiça mostra também, uma exposição de fotografias feitas por pessoas cegas, e uma turma de alunos que, mesmo com deficiência auditiva, não deixa de aprender.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares