segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Justiça em Foco

Justiça em Foco apresenta a 11ª Circunscrição Judiciária Militar

O programa Justiça em Foco desta semana mostra como funciona a primeira instância da Justiça Militar da União e conta como foi a trajetória profissional da juíza Zilah Maria Callado Fadul Petersen, titular da primeira auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar e diretora do Foro da Justiça Militar da União.

Zilah Petersen concluiu o curso de direito na Universidade Federal do Pará. É doutora em direito pela Universidade de São Paulo e pós-doutorada pela Universidade de Paris. Iniciou a carreira na magistratura, na Justiça do Trabalho da 8ª Região, em 1975, e passou a atuar na Justiça Militar da União em 1980.

A Justiça Militar está dividida em Federal e Estadual. A federal julga os crimes militares praticados por integrantes das Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e Civil; e a Justiça Militar Estadual julga os integrantes das forças auxiliares: Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

A 11ª Circunscrição Judiciária Militar abrange o Distrito Federal, Goiás e Tocantins. "Brasília tem uma peculiaridade - é a sede do governo federal. E nós temos aqui, concentrados, os órgãos superiores das três forças. Temos crimes dos mais variados, dependendo da força. O crime mais comum é contra o patrimônio", afirma a juíza.

Nenhum comentário:

Postagens populares