sábado, 11 de fevereiro de 2012

Meio Ambiente Por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro discute mineração e suas consequências

A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira que gera desenvolvimento e emprego, mas, também resulta em impactos ambientais irreversíveis. Para debater os vários lados desta questão, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, e o procurador-chefe substituto do Departamento Nacional de Produção Mineral, Frederico Munia Machado.

Os especialistas destacam que a extração mineral é uma atividade que começou na antiguidade "desde a idade da pedra lascada, do cobre e do ferro, o aproveitamento dos bens minerais sempre foi fundamental para a sociedade humana", explica o secretário de geologia.

Mas, a preocupação com o meio ambiente é recente, e teve início só no século XX. Frederico Machado afirma que o impacto ambiental é inerente à atividade mineratória. "O que não pode acontecer é o dano ambiental - que é o impacto não desejado ou não autorizado pelo órgão ambiental". O procurador destaca ainda a necessidade de avanços na legislação, já que o Código Brasileiro de Mineração tem mais de 45 anos e está defasado.

O programa também aborda o novo marco regulatório para o setor, que deve tramitar ainda neste ano de 2012, no Congresso Nacional.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares