quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Programa Refrão

Túlio Borges é o convidado do Refrão desta semana

Eleito o melhor cantor independente de 2010, pela Rádio Cultura de São Paulo, o músico fala sobre seu primeiro álbum que combina jazz, samba e choro.

O Refrão abre as portas para o músico, compositor e poeta brasiliense Túlio Borges. Eleito o melhor cantor independente de 2010 pela Rádio Cultura de São Paulo, Borges interpreta canções próprias e fala sobre seu primeiro álbum "Eu venho vagando no ar". Um álbum multifacetado, que combina urbanidade, regionalismo e misticismo, ao som de ritmos como jazz, samba e choro.

Entre as experiências acadêmicas e profissionais de Túlio Borges, estão o curso de piano na Escola de Música de Brasília, participação em uma jazz band e, em um grupo vocal escolar, quando morou nos Estados Unidos.

Borges também é tradutor - atividade que leva o artista a valorizar sobremaneira nosso idioma em sua obra: "a gente tem uma sorte danada por falar português, uma língua sonorosa, gostosa de ouvir até no pé do ouvido. Então, naturalmente a música conteria elementos bem trabalhados de letra e que jogassem em favor das composições que faço", comenta.

O trabalho do compositor também é destaque no quadro Pauta Musical: a música São João (dele e de Anthony Brito) motiva o debate sobre a liberdade de crença no Brasil, um direito garantido pela Constituição Federal de 1988.

O assunto é discutido com o professor de Filosofia do Direito, Paulo Bosco. "Quando o direito positivo diz que podemos ter a liberdade de culto é porque estamos defendendo o fundamento do próprio ser humano, da própria democracia, do bem estar, da República", destaca o especialista.


Nenhum comentário:

Postagens populares