segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Espaço Memória

Trajetória do ministro Gilmar Mendes é destaque no Espaço Memória

O Espaço Memória desta semana destaca a trajetória pessoal e jurídica de Gilmar Ferreira Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Nascido no município de Diamantino, em Mato Grosso, Gilmar Mendes formou-se em direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1978, onde também concluiu o curso de mestrado em Direito e Estado. Na Universidade de Münster, na Alemanha, concluiu mais um mestrado e também o doutorado.

Procurador da República, advogado-geral da União, adjunto da Subsecretaria Geral da Presidência da República, consultor jurídico da Secretaria Geral da Presidência da República, assessor técnico na Relatoria da Revisão Constitucional na Câmara dos Deputados, assessor técnico do Ministério da Justiça e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, além de professor de Direito Constitucional, são cargos que constam no currículo do ministro Gilmar Mendes.

"No governo Collor, nas discussões sobre processo legislativo, tive muito contato com o Jobim [Nelson Jobim], que era líder do PMDB. Era uma figura importante do PMDB e quando, em 1993, nós fizemos a revisão Constitucional, Jobim me chamou para assessorá-lo na revisão Constitucional", explica o ministro do STF.

Gilmar Mendes foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, e tomou posse em 20 de junho de 2002. Foi presidente do STF no biênio 2008 a 2010.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares