sábado, 3 de março de 2012

Meio Ambiente Por Inteiro

Arquíferos

A escassez de água doce na Terra é um assunto que recebe cada vez mais destaque. Neste cenário, ganham importância as águas subterrâneas que, por fluírem no subsolo, são bem mais protegidas. E o Brasil é privilegiado quando o assunto são os imensos depósitos de água embaixo de nossos pés. Para falar dessas formações geológicas com enorme capacidade hídrica, o Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o gerente de Águas Subterrâneas da Agência Nacional de Águas, Fernando Roberto Oliveira, e o hidrogeólogo Jorge Cravo.

Para saber como se forma um aquífero, é preciso entender o ciclo hidrológico. "As águas evaporam, condensam e precipitam, em forma de chuva. Uma parte que precipita vai para os rios, e a outra infiltra no subsolo, formando os aquíferos", explica Jorge Cravo. "Se não conhecermos bem como funcionam os aquíferos, onde eles estão, as profundidades e capacidades teremos dificuldades em gerir essa riqueza adequadamente", afirma Fernando Oliveira.

Os convidados destacam ainda a necessidade de proteger as águas do subsolo, pois, devido à localização dos aquíferos, uma vez contaminados, é muito difícil restaurar as condições iniciais.

Fonte Tv Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares