sábado, 10 de março de 2012

Meio Ambiente Por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro debate as terras indígenas no Brasil

Mais de oitocentos mil índios vivem no Brasil hoje, de acordo com o censo de 2010. Eles representam 0,4% da população brasileira. Estão distribuídos em aproximadamente 680 terras indígenas e em algumas áreas urbanas. Para discutir como o modo de viver dessa parte da população brasileira contribui para a preservação da natureza, o Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe dois especialistas: Paulo Machado, advogado de comunidades indígenas, e Thaís Dias Gonçalves, Coordenadora Geral de Monitoramento Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ambos destacam que a demarcação das terras indígenas é um importante instrumento de respeito à natureza. "Se a gente tem uma qualidade de vida razoável no país e no mundo, eu acredito que, em grande medida, isso se deve às áreas protegidas pelos índios", afirma Thaís Dias. O advogado Paulo Machado lembra que, ainda hoje, cientistas estudam como as comunidades indígenas manejam e exploram as riquezas naturais: "Cada vez que a gente conhece a relação que os índios têm com a natureza - e a ciência se apropria disso-, todos tem a ganhar".

O programa mostra ainda como é o processo de reconhecimento legal de uma terra indígena no Brasil. Hoje, são 544 reservas delimitadas e 144 que permanecem em estudo. Não perca!

Fonte Tv Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares