sábado, 10 de março de 2012

Programa Fórum

Fórum discute a importância do combate à dengue

A dengue é conhecida desde o século XVIII. Depois do fim da Segunda Guerra Mundial ressurgiu com maior intensidade e gravidade. As causas são múltiplas e nem todas bem conhecidas. O aumento do fluxo urbano em decorrência do êxodo rural favoreceu a proliferação do principal vetor, o mosquito Aedes aegypti. Ainda não há uma vacina preventiva e por isso o combate é fundamental para reduzir a gravidade dos casos e o número de mortes. Dengue, um dos principais problemas de saúde pública no mundo é o tema do Fórum desta semana. O apresentador William Galvão recebe no estúdio Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Dengue do Ministério da Saúde e o médico sanitarista, Pedro Luiz Tauil, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília.

"A última pesquisa nacional de saneamento feita no Brasil revela que pelo menos mil municípios brasileiros não tem coleta diária de lixo. Isso, por si só é um desafio enorme para a questão do controle do Aedes aegypti", explica Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Dengue.

Para o médico sanitarista, Pedro Luiz Tauil, a grande esperança é uma vacina. "A vacina propiciaria uma redução, sem dúvida, na incidência da doença. Essa vacina não vai dispensar o contínuo combate ao mosquito, porque esse mosquito transmite outras doenças, entre elas, febre amarela urbana", diz.O Fórum inédito vai ao ar todo sábado às 23h. Horários alternativos: segunda, às 22h; quarta, às 11h.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares