sábado, 17 de março de 2012

Programa Fórum

Fórum discute acidentes da navegação

Navegar é seguro? Especialistas afirmam que sim, desde que todas as medidas de segurança sejam seguidas em qualquer tipo de embarcação e lembram que em todas as viagens em qualquer meio de transporte existe o risco de acidentes.

O Fórum desta semana discute os acidentes da navegação e para debater o tema são convidados o vice-almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, diretor de Portos e Costas e o capitão-de-mar-e-guerra, Sérgio Luiz da Motta Zorovich.

De acordo com o vice-almirante Leal Ferreira, a imprudência e a negligência são as duas maiores causas dos acidentes. "Eu diria que mais de 80% dos acidentes têm esses fatores. Ou a pessoa foi além do que devia ou não tomou os cuidados necessários, não tomou as precauções, não se preparou para aquela viagem, para aquele passeio, para aquela aventura que ele ia fazer, divertimento ou transporte a trabalho", afirma.

Para o capitão-de-mar-e-guerra, Sérgio Zorovich, no caso dos navios os passageiros não se interessam em conhecer aspectos importantes para sua segurança. "Seu posto de abandono, conhecer a sua balsa salva-vida, não se interessam em vestir o colete da forma que ele deve ser vestido quer dizer, já ajustado, porque se tiver algum problema e ele precisar abandonar o navio, se ele já tiver com o colete ajustado, põe o colete e vai para o local de escape dele e embarca na baleeira e, logicamente isso aí tem que ser feito de uma maneira coordenada pela tripulação de segurança e alguma coisa pela tripulação temporária", enfatiza.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares