sábado, 17 de março de 2012

Programa Plenárias

Plenárias: O julgamento da ação mais antiga em tramitação no STF

O julgamento da ação mais antiga que estava em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) é destaque no programa "Plenárias" da TV Justiça desta semana.

Protocolada em 17 de junho de 1959, a Ação Cível Originária (ACO) 79 foi ajuizada pela União contra a Empresa Colonizadora Rio Ferro Ltda., a Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A. e outras colonizadoras, bem como contra o Estado de Mato Grosso.

A ACO 79 pleiteava a nulidade de contratos de concessão de terras públicas, feitos com diversas empresas de colonização, com área superior ao limite então previsto no artigo 156, parágrafo 2º, da Constituição Federal de 1946.

Na ação, a União ainda se reportou ao relatório final de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal, de 2/7/1955, destinada a apurar as alienações ou concessões de terras devolutas pelo Estado de Mato Grosso, que confirmou ter havido concessão de largas porções de terras públicas, com área superior ao limite constitucional, sem prévia autorização do Senado.

O "Plenárias" ainda vai mostrar o julgamento conjunto das Ações Diretas de Inconstitucionalidades (ADIs) 3892 e 4270, impetradas para declarar a inconstitucionalidade de normas do Estado de Santa Catarina que dispõem sobre a defensoria dativa e a assistência judiciária gratuita.

Outro destaque do programa é a eleição o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2012-2014. A eleição aconteceu no início da sessão plenária da Corte, na tarde desta quarta-feira (14). A Corte também elegeu como vice-presidente, o ministro Joaquim Barbosa. A posse dos ministros nos referidos cargos acontecerá no dia 19 de abril, às 16h.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares