sábado, 10 de março de 2012

Repórter Justiça

Direito dos Animais - Maltratar animais é crime!

Cachorros, gatos, cavalos e até mesmo elefantes. Seja em casa como bichos de estimação ou nas ruas, as histórias de maus tratos se repetem em todo o país. Na capital federal, a Delegacia Especial do Meio Ambiente recebe em média quatro denúncias por dia. No Repórter Justiça desta semana você vai conhecer a história dos cavalos Peleguinho e Greg Rufino que foram maltratados mas encontraram carinho e atenção nas pessoas que os adotaram.

As penalidades para os crimes cometidos contra animais estão previstos na Lei de Crime Ambiental 9.605/98. Quem comete abuso, feri ou mutila um animal pode pegar de três meses a um ano de prisão além de pagar multa. Se a espécie for silvestre, a pena é mais rígida: quem comercializar sem autorização, matar ou perseguir pode passar de seis meses a um ano na prisão e também paga multa. "Essa lei ela é bastante eficaz no caso do cativeiro domiciliar. No caso do traficante seria necessária uma lei mais rígida para que a gente possa realmente estar coibindo esse tráfico", explica Raquel Monti, chefe da Divisão de Fiscalização de Fauna do IBAMA/DF.

Você vai conhecer a história de cachorros que são mais que melhores amigos. No projeto Cão-Guia, famílias de voluntários ajudam na socialização dos animais para que eles possam ser treinados para enxergarem por quem tem alguma deficiência visual.

Quer saber como participar do projeto? Não perca o programa desta semana. O Repórter Justiça vai ao ar neste sábado, às 21h30, e pode ser visto durante a semana nos horários alternativos: domingo, às 11h; segunda, às 12h30; quinta, às 18h; sexta, às 10h30.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares