sábado, 21 de abril de 2012

Programa Fórum

Fórum discute regras para admissão


Na hora de contratar uma pessoa, o empregador precisa observar algumas formalidades legais e até que ponto ele pode entrar na intimidade do candidato? O Fórum desta semana discute regras para admissão. Participam do programa o procurador do Trabalho, Joaquim Rodrigues Nascimento e, a advogada trabalhista Renata Pinheiro.

Quando questionada sobre as práticas discriminatórias a advogada trabalhista diz que é muito comum a discriminação por sexo. "Alguns cargos que o empregador entende que sejam mais bem exercidos por uma candidata do sexo feminino ou um candidato do sexo masculino. E aí gente tem os exemplos de secretária, normalmente até nos jornais se publicava: secretária. Agora não se pode mais", afirma Renata Pinheiro.

Para Joaquim Nascimento, as empresas não podem adotar a verificação em órgãos de proteção ao crédito. "O empregador não pode pedir, porque você tolhe o individuo de exercer determinada atividade. Mesmo porque num país que tem milhões e milhões de devedores, e muitas vezes você nem tem conhecimento de determinada dívida", defende o procurador do Trabalho.

O Fórum inédito vai ao ar todo sábado às 23h. Horários alternativos: terça, às 18h; quarta, às 11h e quinta, às 12h.

Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares