sábado, 12 de maio de 2012

Meio Ambiente Por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro discute o uso de amianto no Brasil


O "Meio Ambiente por Inteiro" desta semana vai discutir um assunto polêmico e muito importante para o País: o uso e a exploração do amianto ou asbesto. Trata-se de uma fibra mineral natural que, por suas propriedades físico-químicas, abundância na natureza e, principalmente, baixo custo, tem sido largamente utilizado na indústria. Só que a exposição a este minério está relacionada a diversos tipos de doenças, como o câncer. Existe, ou não, um limite seguro para exposição ao amianto? Para discutir o assunto, o programa recebe a gerente de Resíduos Perigosos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso e o professor de Química Inorgânica da Universidade de Brasília, Marcelo Moreira Santos.

O amianto é usado em materiais da construção civil pra fazer caixas dágua, telhas, tubulações e paredes com isolamento acústico. O Brasil está entre os cinco maiores produtores de amianto do mundo e é também um grande consumidor. A maior mina em exploração no País fica no município de Minaçu, no estado de Goiás. Como o minério faz parte da natureza, não provoca grandes danos ambientais.

O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 08h e 18h30; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30; sexta-feira, 20h30.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br

Nenhum comentário:

Postagens populares