sábado, 23 de junho de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre Biocombustíveis

Os biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. Eles são fabricados a partir de vegetais como milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu e outros. Os biocombustíveis podem ser usados em veículos integralmente ou misturados com combustíveis fósseis. A vantagem do uso dos biocombustíveis é a redução significativa da emissão de gases poluentes, além de ser uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis fósseis.

Para falar sobre o assunto, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o coordenador Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Adriano Duarte Filho, e a pesquisadora da Embrapa Agroenergia Sílvia Belém.

O Brasil é pioneiro mundial no uso dos biocombustíveis e tem grande potência para a fabricação desse tipo de combustível, por causa do solo e de matérias-primas encontradas na natureza. Os principais biocombustíveis são o biodiesel, o bioetanol e o biogás. "A gente tem toda uma plataforma de uso de resíduos e co-produtos que vêm tanto da parte de produção de biocombustíveis, quanto de qualquer outro setor industrial, para aproveitar esses resíduos e esses co-produtos na produção de biocombustíveis, fazendo com que essa produção tenha o melhor custo. Com isso a gente viabiliza mais o consumo do próprio biocombustível", explica a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Sílvia Belém.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares