sábado, 16 de junho de 2012

Programa Plenárias

Cassada decisão do CNJ que determinou a aposentadoria de juíza

O programa Plenárias, da TV Justiça, traz nesta semana o julgamento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou a aposentadoria compulsória de juíza que atuava na comarca de Abaetetuba (PA).

Ela foi condenada pelo Conselho porque teria determinado a prisão de uma garota menor de idade em uma cela masculina durante 24 dias, e falsificado documento para afastar sua responsabilidade no caso.

No julgamento do Mandado de Segurança (MS) 28816, os ministros entenderam que não há evidências de que a juíza tinha ciência da circunstância em que foi cumprida a ordem de encarceramento, que tenha sido informada a respeito ao longo do período em que a menor ficou presa ou que tenha agido intencionalmente ao determinar a prisão em uma cela masculina.

Além disso, o CNJ teria extrapolado de suas funções ao julgar esta parte do episódio. O Tribunal determinou, no entanto, que o órgão julgue novamente o caso levando em conta apenas a acusação de falsificação.

Segundo os autos, a juíza teria alterado uma certidão expedida pelo diretor de Secretaria da 3ª Vara da Comarca de Abaetetuba, atestando a transmissão de fac-símile, em 8 de novembro de 2007, para a Corregedoria do Interior, autorizando a transferência da presa da delegacia para a capital do estado. O ofício só teria sido encaminhado no dia 20 de novembro de 2007, com data retroativa ao dia 7 de novembro.

Este e outros destaques da semana estão no programa "Plenárias". Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br

Nenhum comentário:

Postagens populares