domingo, 24 de junho de 2012

Repórter Justiça

Repórter Justiça : cuidados para quem vai viajar para o exterior

Os brasileiros estão viajando mais para o exterior. E não é só o turismo que tem impulsionado esse fluxo de pessoas: trabalho e estudo também são alguns dos motivos. Mas, para que a viagem dos sonhos não vire um pesadelo, é preciso tomar alguns cuidados. O Repórter Justiça desta semana mostra quais são os documentos necessários para visitar outro país. Você vai conhecer os tipos de passaporte existentes no Brasil, os procedimentos para consegui-lo e as novidades do documento. "Aqui no Brasil a Polícia Federal já expede todos os passaportes com chip desde janeiro de 2011. Facilita a vida dos brasileiros, aumenta a segurança do documento e dificulta a falsificação", explica o coordenador da Polícia de Imigração da Polícia Federal, Guilherme Faria.

No programa, você vai conhecer a história de quem não conseguiu entrar em outro país e ver como o Brasil tem reagido a situações como essa. Muitas vezes é aplicada a reciprocidade, como foi o caso da Espanha: depois de uma grande quantidade de brasileiros barrados no país europeu, as regras por aqui também ficaram mais rígidas para a entrada de espanhóis. O Estatuto do Estrangeiro e os acordos firmados com os países do Mercosul para facilitar o trânsito de pessoas também são destaque no programa.

O Repórter Justiça mostra ainda o projeto de intercâmbio do Supremo Tribunal Federal e das Cortes Supremas do Mercosul. Estudantes e servidores aprendem sobre o sistema jurídico dos países do bloco no projeto de integração e troca de boas ideias. 

Tudo isso você vê no Repórter Justiça desta semana na TV Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br

Nenhum comentário:

Postagens populares