sábado, 21 de julho de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Manipulação de alimentos é tema do Meio Ambiente por Inteiro

Manipular, preparar, armazenar e vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, não é uma tarefa fácil. O trabalho de quem manipula os alimentos é fundamental para garantir que eles sejam mais seguros e para proteger a saúde dos consumidores, já que milhares de pessoas ficam doentes por comer alimentos contaminados. Para falar sobre segurança alimentar, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o gerente de alimentos da Vigilância Sanitária no Distrito Federal, André Godoy, e o microbiologista consultor do Sebrae Luís Cláudio Martinez Lopes.

Para esclarecer sobre os cuidados na manipulação de alimentos, a Anvisa elaborou a cartilha "Boas Práticas de Serviços de Alimentação", voltada para padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, cozinhas industriais e outros. De forma didática, ela orienta comerciantes e manipuladores para que eles possam oferecer produtos saudáveis aos consumidores.

"É importante entender que todo alimento é contaminado. O grande trabalho é evitar a proliferação de microrganismos dentro daquele alimento, criar condições para que eles não cresçam. E a gente aumenta muito a contaminação, que pode ser física, química ou biológica. A gente tem uma visão mais preocupante da biológica, que pode vir de cabelo, unha, manipulação, mão suja, respirar e falar sobre o alimento. Tudo isso aumenta muito a contaminação nos alimentos", explica o gerente de alimentos da Vigilância Sanitária no DF.

O Meio Ambiente por Inteiro, inédito, vai ao ar neste sábado, às 19h. Horários alternativos: domingo, 08h e 15h30; segunda-feira, 18h; terça-feira, 10h; quarta-feira, 12h30; quinta-feira, 11h30; sexta-feira, 18h.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares