sábado, 28 de julho de 2012

Programa Fórum

Tráfico internacional de pessoas é tema do Fórum

Um drama que pode começar com a necessidade de melhorar as condições de vida e o desejo de viver uma experiência fora do país. O tráfico internacional de pessoas faz milhões de vítimas em todo o mundo. As pessoas que sofrem esse tipo de crime, às vezes, não percebem a armadilha dos aliciadores. São exploradas sexualmente e acabam caindo no trabalho escravo. Há também casos de tráfico de órgãos para transplante e adoção ilegal.

O Fórum desta semana discute todos os lados dessa questão. Participam do programa Maria Lúcia Leal, professora da Universidade de Brasília (UnB), e Fernanda dos Anjos, diretora do departamento de Justiça do Ministério da Justiça.

De acordo com Fernanda dos Anjos, o Brasil precisa ser compreendido numa dinâmica, não só de país de origem, mas também como país de destino de vítimas de tráfico e de trânsito, sem contar a dimensão do tráfico interno humano. "É muito importante alertar a população brasileira sobre esses mecanismos de aliciamento para que a sociedade esteja atenta, sobre os riscos desse tipo de crime", complementa.

A professora da UnB faz outro alerta: "Nós temos que compreender o tráfico de pessoas, a partir de uma análise de conjuntura profunda da sociedade. As várias crises cíclicas do capital levam efetivamente a vulnerabilização das relações de trabalho, seja de homens, mulheres. Outros fenômenos vão aparecendo e traduzindo isso de forma bastante violenta para as pessoas", ressalta Maria Lúcia Leal.

Também é possível assistir o programa pela internet. O endereço eletrônico é www.youtube.com/forumjus. Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares