sábado, 11 de agosto de 2012

Programa Fórum

Programa Fórum - Ensino Jurídico

 Em 1827, o Brasil ganhava seus primeiros cursos jurídicos. Era o início do ensino e formação dos advogados do país, que antes precisavam estudar no exterior para exercer a profissão. Hoje, cresce cada vez mais o número de instituições de ensino que oferecem o curso de direito. Mas quais são as consequências disso para a profissão?

O Fórum desta semana recebe o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Carlos Mário Velloso e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Ophir Cavalcante para debater a formação dos profissionais brasileiros. Para Carlos Mário Velloso, a grande quantidade de cursos pode prejudicar a formação dos estudantes. As autoridades educacionais brasileiras precisam ter responsabilidade e compromisso nesse processo. Para Carlos Mário Velloso, a grande quantidade de cursos pode prejudicar a formação dos estudantes e as autoridades educacionais brasileiras precisam ter responsabilidade e compromisso.

A importância da aplicação do exame da OAB também é tema do programa. A prova foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal, mas ainda é bastante questionada. "A Ordem não está querendo reservar mercado. Na verdade o exame existe para o interesse do cidadão que vai ser o destinatário dos serviços que serão prestados pelos futuros advogados", ressalta Ophir Cavalcante.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares