domingo, 26 de agosto de 2012

Programa Refrão

Programa Refrão - Banda Amanita

A convidada desta semana do Refrão prova que é possível aliar boa música à responsabilidade socioambiental. A banda Amanita lança em 2012 o "Ambiental Rock", terceiro CD da carreira. Embora o tema meio ambiente esteja presente do começo ao fim do álbum -- que conta com a participação do guitarrista Kiko Péres, o vocalista Derez Marques conta que houve uma preocupação do grupo de não cair em clichês: "A gente sempre se preocupou em não parecer "ecochato". Era muito simples falar "coloque seu lixo no lixo, não jogue cigarro pela janela do carro". Acho que isso é uma coisa que as pessoas sabem, também é importante ser falado, mas a nossa temática vai muito além: a gente queria falar de uma coisa global, trazer questões políticas pra dentro das letras das canções".

O som da banda Amanita já chegou a outras capitais brasileiras, entre elas São Paulo, onde o grupo costumava fazer 120 apresentações ao ano. Os shows, aliás, contavam com a presença de artistas consagrados na cena musical brasileira, como Roger (Ultraje a Rigor), Beto Lee e Júnior Lima. "É muito difícil chegar a uma cidade do tamanho de São Paulo e ter algum destaque. Na verdade, a gente participou de um festival de música com outras 40 bandas e venceu. Foi aí que decidimos ficar por lá durante cinco anos", conta Derez Marques.

No quadro Pauta Musical, o professor de Urbanismo da Universidade de Brasília Benny Schvarsberg analisa Manguetown, sucesso de Chico Science e Nação Zumbi. "O Chico Science vem de uma tradição da música popular brasileira de falar da vida urbana e da cidade, de fazer uma leitura poética do Brasil urbano com todas as suas contradições. E é uma tradição que vem desde Noel Rosa e Adoniram Barbosa", destaca o professor, que também fala sobre a segregação existente nas cidades grandes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares