sexta-feira, 29 de junho de 2012

Iluminuras

Iluminuras - Lira Neto

A partir desta semana, a TV Justiça mergulha no universo literário. O Iluminuras está de volta, com novo formato. Quem abre o programa é um especialista em biografias: o jornalista e escritor, Lira Neto. Entre outros livros, escreveu as biografias de padre Cícero e Maysa. Trilogia Getúlio é a obra mais recente. Foram 2 anos e meio de pesquisas. 50 mil páginas de documentos catalogados para escrever as 632 páginas sobre o personagem mais importante da história brasileira do século XX.

O primeiro volume vai de 1882 ,do nascimento de Getúlio, até 1930, quando ele conquista o poder. "A história por si só já é tão atraente que ela é mais fantástica do que qualquer outra saída da cabeça de um romancista, de um ficcionista", justifica a preferência do autor por biografias. Já o "Entrelinhas" propõe uma reflexão diferenciada sobre o trabalho de literatos brasileiros e até mesmo obras internacionais. Desta vez, o destaque é Nelson Rodrigues, um dos mais importantes dramaturgos do país.

Apresentado pelo jornalista Carlos Eduardo Cunha, o Iluminuras também dedica espaço às pessoas ligadas ao Poder Judiciário, apaixonadas por Literatura. Nessa parte do programa, a conversa é com um juiz federal que já deu até sentença em cordel. Em Quixadá, no sertão cearense, Marcos Mairton divide o tempo entre as atividades como magistrado, escritor, cordelista e compositor.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares