sábado, 29 de setembro de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Cerrado é tema do Meio Ambiente por Inteiro

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e abrange os estados da parte central do Brasil. Com uma área de 204 milhões de hectares, ali são encontradas, aproximadamente, doze mil espécies de plantas. A fauna também é rica, com 1.360 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, além de 1.200 espécies de peixes e 67 mil tipos de invertebrados. Todos esses números fazem com que o Cerrado seja a segunda maior diversidade do planeta, superado apenas pela Amazônia.

Para falar sobre o Cerrado, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe a pesquisadora da Embrapa Cerrados Araci Molnar Alonso e a pesquisadora do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade de Brasília Carmen Regina Correia. Durante o programa, as pesquisadoras destacam a importância da preservação do bioma. “Nós estamos no berço das nascentes que distribuem água por vários estados brasileiros e todas as nossas ações, tanto construtivas quanto destrutivas, têm grandes chances de serem propagadas por esse território”, explica Araci Molnar Alonso.

O Meio Ambiente por Inteiro mostra ainda que as folhas secas do cerrado também têm utilidade. Desde 2002 o grupo de produção Flor do Cerrado, em Brasília, comercializa produtos artesanais para decoração e acessórios com a matéria prima da natureza. Uma forma de incentivar a consciência ambiental e de divulgar a sustentabilidade.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares